terça-feira, 6 de novembro de 2007

Marcação cerrada...


Há dois anos atrás, dentre as várias missões que eu tinha ao trabalhar o Marketing de uma tradicional empresa agrícola no estado de Goiás, uma delas era reformular a marca da empresa! Então como a empresa já existia e precisavamos de uma reformulação, tivemos que ouvir os clientes! Nessa historia isso foi interessante, pois a empresa tinha um dupla conotação de marcas pro cliente (o nome fantasia e o nome legal da empresa)...ou seja, o cliente tinha ótima percepção do principal produto da empresa (Sementes)...todavia se confundia todo ao explicar o que era empresa e o que era marca!

Juntamente como a equipe de designer, começamos a criar uma historia, na verdade, contar a verdadeira historia...e a apartir disso definir as marcas. Criamos assim uma marca para produto e outra para a empresa! Definir esse foco trouxe muito alívio pra todos, e algumas resistências...mas funcionou bem. Mas minhas lições sobre criação de marcas me fizeram enxergar umas coisas:

Foco - Eu sei que parece repetitivo...mas só deixará de ser quando se tornar natural pra você. Hoje é muito comum ter que criar uma marca em torno de uma empresa que já existe, porém visualmente falando ela não se comunica com nada! Então é preciso que todos que olhem pra marca entendam o valor que ela tem e o que ela representa pra um determinado publico. Então ao trabalhar a marca desta empresa nós optamos pela Segurança. O maior risco que existe quando se planta algo é justamente aquela semente não nascer...e mostramos que a marca é comprometida com ponto de partida do produtor: A aquisição da semente.

Visual - Um visual limpo e sólido...isso era fundamental! Então trabalhamos com letras espessas e que fossem facilmente percebidas, e remetidas para o verde, que significa o vigor que um semente precisa ter depois de germinar, e que mostrasse otimismo e esperança ao produtor (O papel de uma semente é importante apenas nos 15 primeiros dias após o plantio...depois disso o produtor tem que confiar em seu trabalho e na metereologia pra que tudo saia bem)

Valor - Não adianta ter o melhor produto se ele tem o mesmo preço de um produto notadamente inferior. Fizemos uma pesquisa e observamos a faixa de preço dos produtos considerados de baixa qualidade pelos clientes, e naturalmente estavamos 5% acima do preço destes clientes. Elevamos um pouco mais o preço e ficamos cerca de 10% a 15% mais caros que os produtos de pior qualidade do mercado. Ou seja, as mudanças visuais e de comunicação tinham respaldo no preço do produto. Uma semente é considerada excelente quando nasce mais de 90% do que se planta dela. E o nosso produto já tinha essa qualidade, porém esse valor não era percebido em nossa marca, mudamos isso com uma marca moderna e uma comunicação eficiente de preço.

Comunicação - Lapis, caneta, boné, panfleto, bloco de anotação, letreiro, catalogo, sacolas, papel oficio, e-mail, telefonista, uniforme, identificação, automóveis, máquinas, eventos, embalagens...tudo passou a conter a nossa marca! Isso fez com que o cliente sentisse que a qualidade de nossos produtos fosse percebida através da nossa comunicação.

O Fato é que alinhar uma marca com que a empresa faz de melhor é o que eu chamo de "Marcação Cerrada"...e isso exige várias etapas, mas é muito simples de fazer...mas não se engane, é muito trabalhoso e encontra diversas barreiras pelo caminho!

Mas acredite...funciona!

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