
Lembro-me de quando fiz minhas primeiras pesquisas pela internet no Brasil, eram idos de 1996, normalmente o pessoal usava o Cadê ou o Radar Uol. Quem tem mais de 25 ou 30 anos lembra com maior facilidade. Depois começaram a surgir ferramentas melhores e mais eficientes, depois veio google e yahoo(muito mais usado nos EUA). Um dos grandes saltos do google veio com os links patrocinados...eu tenho um amigo que dizia há alguns anos que não entendia como o google podia valer tanto...isso foi um pouco antes de surgir no Brasil os links patrocinados. Hoje conheço negócios que foram alavancados com essa ferramenta. Qualquer Marketing Man sabe que os links são instrumentos fantásticos e controláveis de onde se aplica dinheiro em campanhas na net. (Eu uso e atesto que com poucos centavos consegui clientes que me trouxeram milhares de reais). Lembro também que a Microsoft quiz entrar nesse mercado pela porta da obscuridade, usando pra isso o Internet Explorer com códigos e robots que buscavam nas páginas palavras relevantes e gerava link patrocinado. Mas logo perceberam que isso era ilegal, já que quem escreve os conteúdos é quem determina como ele deve ser usado e não quem navega. Mas a Idéia é muito boa e uma empresa no Brasil resolveu tornar legal a coisa(Nos EUA já rola há algum tempo). Foi então que o pessoal da HOTWords usou a ideia de gerar links dentro do próprio texto, de modo que ao passar o mouse sobre a palavrinha que tem relevância(sublinhada em verde) aparece uma pequena caixa de texto com o anúncio. Simplesmente fantástica a idéia e como eles mesmo dizem, "contextualizada". Confesso que eu estava relutando pra ter anúncios no site, pois achava meio apelativo, ou não condiz com o propósito desse blog que é gerar idéias, soluções, marketing, negócios e muito mais...e tudo de graça, baseado na minha experiência profissional apenas! Mas gostei tanto da idéia da HOTWords que vou experimentar o sistema deles aqui no blog, e sentir do pessoal que acessa se os links são realmente relevantes e condizentes com o assunto. Grande idéia!
Um comentário:
Peterson,
Com certeza, estamos lidando com uma geração multi-tarefa, que está conectada a vários meios ao mesmo tempo e que absorve toda a velocidade e o dialogismo da web.
Os anúncios contextuais são apenas parte de todo o processo.
A web tende a sofrer mais modificações e temos que acompanhar todas elas.
Obrigado por seu comentário, pela leitura e pela indicação de seu texto.
Abraços,
Stelleo.
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