“Gente, vamos fazer apenas o feijão com arroz, aqui ninguém é jogador profissional de vôlei” Frase de um dos meus tios quando eu tinha 10 anos, demonstrando sua capacidade de não se arriscar!
Amigas(os)
Faltam 363 dias para o fim de 2008. E ai, como está indo seu plano? Ahn? Não voltou das férias? Ta na praia ainda? Certo...
Na minha opinião a melhor noticia que tive em 2008 foi a de que o Carnaval vai começar no inicio de Fevereiro, o que significa que a vergonha na cara vai se apresentar com antecedência de quase um mês, pois o Brasil, costuma entrar com gás total apenas depois da festa popular. Mas para você que se planejou e tem metas a cumprir esse ano, 2008 promete, e promete muito mesmo! Por exemplo: no segundo semestre, mais precisamente do mês de junho em diante, TODOS OS FERIADOS serão no final de semana, salvo, Natal e Ano Novo. Esse ano prepare-se, vai rolar TRABALHO, muito TRABALHO!
E no primeiro REALIZE JÁ! de 2008 eu quero falar sobre planejamento de marketing, sobre não fazer feijão com arroz apenas e se arriscar a fazer algo a mais. E minhas dicas não são complicadas, cabem numa folha de papel, porém não são tão basiconas assim!
Então lá vai o mínimo pra 2008:
Quem sou eu?
Não pense que você se define pelo que você acha que você é. São seus clientes que sabem quem você é! Portanto, você deve se conhecer no olhar do cliente. Você precisa fazer perguntas, coisas simples nada de questionários ou algo complexo demais. Todos os dias faça 1(apenas uma) pergunta para os clientes que você tiver contato. Exemplo:
- O atendimento ao telefone, de 5 a 10, qual sua nota?
- Quando você solicita algo, você espera que seja executado em quanto tempo por nossa empresa?
- Quando você lembra da nossa empresa, qual a primeira imagem que vem a cabeça?
Anote as respostas que ouve, mas não identifique o cliente, porém se você atende diversas regiões do país, procure anotar apenas o estado ou cidade. Dependendo da resposta você poderá usar a informação para segmentar campanhas. Mas no fundo as perguntas servem pra temperar o Feijão com Arroz, ou seja, o que você já faz!
O que eu quero?
Essa pergunta se refere a suas metas para esse ano. É com base nelas que você pode traçar de fato o plano e fazer com que as perguntas respondidas pelo seu cliente dirija o plano.
Exemplo:
Você deseja acrescentar em 30% sua carteira de clientes, e fazer com que a base de clientes compre 15% a mais que no ano anterior.
Então para atingir tais resultados você deve medir e testar um conjunto de ações, eu faria o seguinte:
Links Patrocinados – Nossa base de clientes, digamos, tem 100 clientes, e a meta é obter 30 em 2008. Em minhas campanhas reais de Link Patrocinados voltadas para consumidor a taxa de interesse gira em 23%, com conversão efetiva de 3,7%, ou seja, de cada 108 visitas ao site, 4 pessoas compram! Se eu gasto 25 centavos por visita, meu custo por cliente é de R$ 6,75. Sentiu a importância de uma projeção como essa? Se eu quero 30 clientes vou ter que investir no mínimo R$ 202,25. Esse custo precisa ser colocado no preço dos produtos que você vende, todos devem pagar um pedaço desse custo.
Blogs – Faça um blog e coloque um link bem destacado no site que encaminhe para seu Blog. Eu tenho um índice muito interessante sobre os Blogs. De cada 100 pessoas que lêem Blogs, pelo menos 10 são fãs de produtos que são explicados nos blogs. Portanto o seu Blog não é pra vender seus produtos, mas para explicar tudo, tudo mesmo que seu produto faz, como se economiza com ele, contar experiência dos seus clientes, e ouvir o que seu cliente tem a dizer. Lembre-se...absolutamente ninguém vai participar de um Blog que não seja democrático, portanto, deixe as pessoas livres para opinar, e use apenas argumentos para replicar comentários prejudiciais.
Vídeos – Observe uma coisa. Quando você assiste TV, você normalmente está em busca de conteúdo. Então, não caia na besteira de fazer uma propaganda e postar no you tube. Ninguém vai querer ver! Faça algo que seja interessante. Brasileiro gosta de Gibi, e algo simples de fazer são pequenas tiras faladas ou charges (como as que existem no jornal) Eu sugiro que você vá numa faculdade e procure por estudantes de publicidade do primeiro ou segundo semestre. Fale da sua idéia e deixe que o cara faça o trabalho. Vai sair barato, e sem duvida o cara vai saber como espalhar o boato pela internet sobre seu vídeo. É óbvio que no final do filminho deve haver no mínimo, por 3 segundos o endereço do seu site. Pense em algo com duração de 1 a 2 minutos! É preciso contar uma historinha.
23% é o numero de visitas geradas por vídeos aos sites dos patrocinadores do vídeo. Aproveite, CUSTA NADA postar vídeos no you tube, só para produzir, mesmo assim muito baixo o custo!
Gadget – Estão na moda! E na internet são mini –sites que aparecem como anúncios em paginas de conteúdo da rede AdSense do Google. Aqui você não paga por cliques, mas por exibições, mais comumente chamadas de impressões...custam no mínimo 2 centavos. O legal é que o potencial cliente pode navegar pelo seu mini-site sem a necessidade de visitar o site, entretanto as ferramentas permitem medir os clientes que de fato “mexeram” no gadget. Qualquer pessoa que saiba programar em Flash faz um Gadget pra você...inclusive aquele garotinho que fez curso no Senac. Só precisa que você oriente o trabalho dele!
Essas ações custam barato, aliás, devem custar barato. É melhor que você mesmo ponha a mão na massa e faça cada coisa, assim você aprende! Mas eu recomendo procurar os garotos, mostrar o resultado que deseja, e orientá-los. Muitas vezes vai ser o primeiro trabalho deles, e só vai ficar ruin se você deixar, a palavra final é sua!
Quanto eu gasto?
Quanto você tem pra gastar por mês? R$ 100, R$ 1000, R$ 10.000?
O seus gastos são determinados pelos seus objetivos. Portanto as ações do segundo passo devem casar com o que você vai gastar. Mas lembre-se, faça suas medições, não esqueça disso de modo algum! Medir mostrará pra você se o que está investindo está tendo o retorno esperado!
São essas as 3 perguntas, que você deve fazer, são elas que vão determinar suas ações. A resposta às perguntas vai para o papel, viram tarefas, que se tornam campanhas, que te trazem clientes!
Seu tempo acabou...REALIZE JÁ!
Peterson Mota
Self-Made-Century
Come feijão com Arroz todos os dias...mas com um plus!
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