quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Eu Xeroco tu Xerocas...


Reportagem da BusinessWeek sobre a nova marca da Xerox...Se até uma marca que virou verbo se renova, por que sua marca, ou sua empresa não pode se renovar! Se liga!!!! E muda!

Desafio de Voar!


Nesta obra, o físico e pesquisador Henrique Lins de Barros tece uma rede fascinante de fatos interligados ou paralelos que levaram à conquista do vôo pelo homem, cenário que contou com a participação de alguns brasileiros. O autor nos traz tudo de mais significante no contexto mundial sobre o tema, com olhos especiais para a atuação dos pioneiros brasileiros da aviação, desde Bartholomeu de Gusmão, no longínquo ano de 1709, até o vôo do primeiro avião projetado e construído no Brasil, em 1914, por João D'Alvear. O destaque especial é para Santos Dumont, herói nacional que fez a primeira demonstração de vôo controlado de balão em 1901; e, em 1906, realizou também o primeiro vôo de um aparelho mais pesado do que o ar, o 14-Bis, alçado por seus próprios meios. 'Desafio de voar' leva conhecimento preciso ao leitor de maneira atraente e inédita, dessa épica participação dos brasileiros solitários, nesse curioso e competitivo mundo da ciência e da tecnologia aeronáutica.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Elephants Dreams

Assista ao primeiro filme criado inteiramente com Softwere Open Source (Livre, gratuíto).

Quando eu digo que estamos vivendo a era do Grátis não é brincadeira! Os caras criaram um filme de ponta a ponta com tecnologia que eu e você podemos baixar em poucos minutos! E seja um Self!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Existem cidades...e existe Dubai!

Realize Já em 2008 - 9

Educar-se

Educação virou algo totalmente diferente hoje. Não existe nada mais retrógrado e alienante do que o atual sistema educacional(ou seria antigo sistema?). Eu era, sou e sempre vou ser totalmente contra essa "Linha de Burrice" de salas de aulas, matérias, provas e avaliações usados hoje em dia em 99% das escolas do País e do mundo!

Os homens mais ricos, os maiores empreendedores, aqueles inventaram a nova revolução dos negócios não suportaram esse sistema, eles não só cairam fora da "Linha de Burrice" como criaram seu próprio método!

Eu não vou ficar aqui "descendo a lenha" no sistema educacional...o próprio sistema é capaz de se auto-destruir. E pra não bancar o cara que só fala mal e não apresenta idéias e soluções(só critico se eu puder fazer melhor...ou mostrar quem faz melhor), eu quero apresentar pra vocês a melhor escola do Brasil.

"A Lumiar oferece ensino formal para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, com base em uma gestão democrática, em que educadores, educandos e pais compartilham da responsabilidade pela comunidade escolar.
O objetivo primeiro da Lumiar é oferecer aos jovens de todas as classes sociais as condições para que se tornem cidadãos: Resposnsáveis por suas ações e capazes de determinar o curso e a dimensão de suas atividades.
Na Escola Lumiar, os educandos organizam seu cotidiano e planejam seu aprendizado desde os quatro anos de idade...
A Lumiar busca percerias que garantam ensino gratuito a estudantes de baixa renda...(estudandes de classe média e alta pagam normalmente)
A organização curricular é organizada por ciclos, com alternância regular de períodos de estudo, grupos não seriados, baseados no interesse e na competência de cada um..."

Eu estou completamente apaixonado pela Lumiar, que é exatamente o modelo que eu sempre acreditei possível, longe de amarras, séries, classes, linha de montagem de pessoas...Eu falo e repito categoricamente...a Lumiar é a MELHOR ESCOLA DO BRASIL, pois trata-se do único lugar onde o Aluno aprende aquilo que ele quer aprender, e não o que o sistema pedagógico(ou seria demagógico) quer ensinar!

Eu ainda não tireir férias, mas na minha programação de férias quero passar 1 semana na Lumiar...é isso ai, vou passar uma semana inteirinha com eles, quero aprender! Quero ver de dentro como a coisa funciona no dia-a-dia...pois tenho certeza que minhas impressões ainda estão aquém do que a Lumiar é para os seus alunos, e vice versa! Acredito que viver a Lumiar é ainda melhor!

Ainda não combinei nada com o pessoal da Lumiar sobre estar lá, mas pelo que vejo, sei que deve haver espaço pra que eu ensine alguma coisa...e nesses dias posso exercitar atividades como, lavar banheiro, varrer o chão, limpar as mesas, limpar os brinquedos...e vez ou outra me reunir em algum grupo que goste de avião, por exemplo, que é algo que sou apaixonado e posso contribuir...ou Marketing...ou Empreendedorismo...

Meu filho tem 2 anos, e eu sei poquissimas coisas sobre o futuro dele, dentre estas coisas, sei que ele terá muito amor do papai e da mamãe e com certeza absoluta vai estudar numa escola como a Lumiar...nem que eu crie uma unidade em Brasília!

O que a Lumiar ensina, e que você com 5, 10, 15, 20...60, 65, 70...100, 105 anos pode aprender também:

- Democrácia - Onde se aprende também se ensina! Assembléias de mestres, professores, alunos, pais discutem regras em que TODOS tem voz ativa e podem mudar o rumo de toda a escola!

- Liberdade - Você é livre para escolher seu assunto, seu horário, seus objetivos...mas tudo com planejamento, que você como cidão responsável, seja 4 ou com 104 anos...pode e deve fazer!

- Informação - Todos tem acesso a livros, pesquisas, internet, "mestres", professores, médicos, jornalistas, músicos...a informação vem de toda parte...use-a para seu interesse.

- Tempo - cada um tem seu tempo...por acaso seus amigos tem a mesma idade que você? Ou por ventura todos que trabalham na sua empresa tem a mesma idade? Então por que cargas d`agua no sistema educacional vigente os alunos são reunidos em classe com a mesma idade? Na Lumiar, assim como na vida, os alunos se reunem em grupos com interesses comuns...ou seja, se o Pedrinho que tem 7 anos adora carros e o Alfredo de 13 também adora, nada, absolutamente nada impede que os dois trabalhem juntos no assunto carros. É tão óbvio que não consigo entender onde que os Educadores do passado estavão com a cabeça quando invetaram esse nojento sistema educacional de classes!

- Paixão - Todo mundo tem especial interesse por aquilo pelo qual está apaixonado! E na Lumiar todos estudam os assuntos que gostam, com muita paixão, logo, aprendem muiiiiiiiiiiiiiiito mais!

- Responsabilidade/Disciplina - Diariamente os alunos fazem um planejamento do que querem aprender no seu dia, colocam esse mini-plano no papel e mão na massa! Simples assim...mas desde os 4 anos, os alunos entendem que devem ser FIEIS ao seus próprios planos!

Eu me considero um Self-Made-Man simplesmente por que aprendi a estudar sozinho, a buscar conhecimento com meus próprios esforços, a dirigir meu conhecimento, a fazer meus próprios planos e segui-los, a ser corajoso e dar uma Banana para o sistema educacional que existe hoje, por ter meus próprios negócios e lutar apenas com meu talento e receber proporcionalemte ao que eu faço e pelo meu desenpenho. Por tudo isso, eu acredito demais no que a Lumiar faz pelo educação do Brasil...não é a toa que é a Lumiar é fruto da vontade do empreendedor Ricardo Semler.

Só existe uma pessoa responsável pela educação hoje: VOCÊ!
Internet, bibliotecas, livros, videos, pesquisas, cursos a distancia, cursos específicos. Seja um especialista...os cursos que estão na faculdade são uma base tão mediocre que o que mais vejo são musicos, atores, artistas desempenhando papeis que deveriam ser de administradores, publicitários, marketing man...principalmente por causa da capacidade de criação e de especialização deles. As profissões mudaram...o mundo mudou, as empresas estão livres pra criar novos nomes para seus novos funcionários...Gerente de Diversão, Líder de Mudanças, Pinçador de Clientes, Recebedor de Amigos...mudou..tudo mudou...não seja atropelado pela mudança...ATROPELE!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Básico mas com algo a mais!


“Gente, vamos fazer apenas o feijão com arroz, aqui ninguém é jogador profissional de vôlei” Frase de um dos meus tios quando eu tinha 10 anos, demonstrando sua capacidade de não se arriscar!

Amigas(os)

Faltam 363 dias para o fim de 2008. E ai, como está indo seu plano? Ahn? Não voltou das férias? Ta na praia ainda? Certo...
Na minha opinião a melhor noticia que tive em 2008 foi a de que o Carnaval vai começar no inicio de Fevereiro, o que significa que a vergonha na cara vai se apresentar com antecedência de quase um mês, pois o Brasil, costuma entrar com gás total apenas depois da festa popular. Mas para você que se planejou e tem metas a cumprir esse ano, 2008 promete, e promete muito mesmo! Por exemplo: no segundo semestre, mais precisamente do mês de junho em diante, TODOS OS FERIADOS serão no final de semana, salvo, Natal e Ano Novo. Esse ano prepare-se, vai rolar TRABALHO, muito TRABALHO!

E no primeiro REALIZE JÁ! de 2008 eu quero falar sobre planejamento de marketing, sobre não fazer feijão com arroz apenas e se arriscar a fazer algo a mais. E minhas dicas não são complicadas, cabem numa folha de papel, porém não são tão basiconas assim!

Então lá vai o mínimo pra 2008:

Quem sou eu?

Não pense que você se define pelo que você acha que você é. São seus clientes que sabem quem você é! Portanto, você deve se conhecer no olhar do cliente. Você precisa fazer perguntas, coisas simples nada de questionários ou algo complexo demais. Todos os dias faça 1(apenas uma) pergunta para os clientes que você tiver contato. Exemplo:
- O atendimento ao telefone, de 5 a 10, qual sua nota?
- Quando você solicita algo, você espera que seja executado em quanto tempo por nossa empresa?
- Quando você lembra da nossa empresa, qual a primeira imagem que vem a cabeça?

Anote as respostas que ouve, mas não identifique o cliente, porém se você atende diversas regiões do país, procure anotar apenas o estado ou cidade. Dependendo da resposta você poderá usar a informação para segmentar campanhas. Mas no fundo as perguntas servem pra temperar o Feijão com Arroz, ou seja, o que você já faz!


O que eu quero?

Essa pergunta se refere a suas metas para esse ano. É com base nelas que você pode traçar de fato o plano e fazer com que as perguntas respondidas pelo seu cliente dirija o plano.

Exemplo:

Você deseja acrescentar em 30% sua carteira de clientes, e fazer com que a base de clientes compre 15% a mais que no ano anterior.

Então para atingir tais resultados você deve medir e testar um conjunto de ações, eu faria o seguinte:

Links Patrocinados – Nossa base de clientes, digamos, tem 100 clientes, e a meta é obter 30 em 2008. Em minhas campanhas reais de Link Patrocinados voltadas para consumidor a taxa de interesse gira em 23%, com conversão efetiva de 3,7%, ou seja, de cada 108 visitas ao site, 4 pessoas compram! Se eu gasto 25 centavos por visita, meu custo por cliente é de R$ 6,75. Sentiu a importância de uma projeção como essa? Se eu quero 30 clientes vou ter que investir no mínimo R$ 202,25. Esse custo precisa ser colocado no preço dos produtos que você vende, todos devem pagar um pedaço desse custo.

Blogs – Faça um blog e coloque um link bem destacado no site que encaminhe para seu Blog. Eu tenho um índice muito interessante sobre os Blogs. De cada 100 pessoas que lêem Blogs, pelo menos 10 são fãs de produtos que são explicados nos blogs. Portanto o seu Blog não é pra vender seus produtos, mas para explicar tudo, tudo mesmo que seu produto faz, como se economiza com ele, contar experiência dos seus clientes, e ouvir o que seu cliente tem a dizer. Lembre-se...absolutamente ninguém vai participar de um Blog que não seja democrático, portanto, deixe as pessoas livres para opinar, e use apenas argumentos para replicar comentários prejudiciais.

Vídeos – Observe uma coisa. Quando você assiste TV, você normalmente está em busca de conteúdo. Então, não caia na besteira de fazer uma propaganda e postar no you tube. Ninguém vai querer ver! Faça algo que seja interessante. Brasileiro gosta de Gibi, e algo simples de fazer são pequenas tiras faladas ou charges (como as que existem no jornal) Eu sugiro que você vá numa faculdade e procure por estudantes de publicidade do primeiro ou segundo semestre. Fale da sua idéia e deixe que o cara faça o trabalho. Vai sair barato, e sem duvida o cara vai saber como espalhar o boato pela internet sobre seu vídeo. É óbvio que no final do filminho deve haver no mínimo, por 3 segundos o endereço do seu site. Pense em algo com duração de 1 a 2 minutos! É preciso contar uma historinha.

23% é o numero de visitas geradas por vídeos aos sites dos patrocinadores do vídeo. Aproveite, CUSTA NADA postar vídeos no you tube, só para produzir, mesmo assim muito baixo o custo!

Gadget – Estão na moda! E na internet são mini –sites que aparecem como anúncios em paginas de conteúdo da rede AdSense do Google. Aqui você não paga por cliques, mas por exibições, mais comumente chamadas de impressões...custam no mínimo 2 centavos. O legal é que o potencial cliente pode navegar pelo seu mini-site sem a necessidade de visitar o site, entretanto as ferramentas permitem medir os clientes que de fato “mexeram” no gadget. Qualquer pessoa que saiba programar em Flash faz um Gadget pra você...inclusive aquele garotinho que fez curso no Senac. Só precisa que você oriente o trabalho dele!

Essas ações custam barato, aliás, devem custar barato. É melhor que você mesmo ponha a mão na massa e faça cada coisa, assim você aprende! Mas eu recomendo procurar os garotos, mostrar o resultado que deseja, e orientá-los. Muitas vezes vai ser o primeiro trabalho deles, e só vai ficar ruin se você deixar, a palavra final é sua!

Quanto eu gasto?

Quanto você tem pra gastar por mês? R$ 100, R$ 1000, R$ 10.000?

O seus gastos são determinados pelos seus objetivos. Portanto as ações do segundo passo devem casar com o que você vai gastar. Mas lembre-se, faça suas medições, não esqueça disso de modo algum! Medir mostrará pra você se o que está investindo está tendo o retorno esperado!

São essas as 3 perguntas, que você deve fazer, são elas que vão determinar suas ações. A resposta às perguntas vai para o papel, viram tarefas, que se tornam campanhas, que te trazem clientes!

Seu tempo acabou...REALIZE JÁ!


Peterson Mota
Self-Made-Century
Come feijão com Arroz todos os dias...mas com um plus!

Marketing Plan!


Mais sobre Marketing Plan!!! Desta vez a Entrepreuneur mandou uma reportagem direto ao ponto sobre como fazer o seu Plano...vale a pena dar uma lida aqui!

A ARTE DO COMEÇO!


"Guy Kawasaky apresenta nesse livro passos importantes para se abrir uma empresa ou iniciar qualquer projeto. Além de ensinar a desenvolver uma mentalidade mais empreendedora em empresas que já existem."
Minha opinião: Compre e leia imediatamente! Ninguém fala sobre iniciar um negócio da maneira que esse cara fala! Li esse livro 2 anos atrás, comprei no aeroporto antes do embarque...em 2 horas já tinha praticamente devorado o livro inteiro! Pelo menos 1 vez por semana dou uma olhada nele!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Realize Já em 2008 - 8

Alternative-se

Se você trablha com marketing numa empresa grande, deve estar disparando ordems de pagamento ao financeior para sua campanhas de TV, Jornais, Rádio...etc! Mas se você, assim como eu, é um empreendedor, e está lidando com poucos reais para tocar sua campanha de marketing, então seja bem vindo ao mundo dos resultados que se podem medir!

E o que deve ser feito nessas circunstâncias é tocar de modo alternativo o Marketing. Como? Campanhas em novas mídias(leia-se internet). Anúncios, celulares, vídeos, Gadgets...isso é mídia alternativa, onde você pode medir o seu ROI (retorno sobre o que você investiu). Segundo a Veronis Suhler Stevenson, empresa que divulga dados para a industria de comunicação, entre 2006 e 2011 teremos retornos de 23% advindos de novas mídias, enquanto as mídias tradicionais não vão passar de 1%. Gostou do dado? Pois é, se você sonha em ter um comercial na TV, eu digo, esqueça isso! Aprenda como usar as novas mídias e potencializar seu retorno. Hoje, com investimento de até R$ 100,00 por mês podemos tocar uma campanha de marketing simples baseada unicamente em internet com anúncios, e-mail, newsletter, vídeos, gadgets e blog! Duvida? eu posso provar!