domingo, 30 de dezembro de 2007

Realize Já em 2008! - 7

Grátis-se

"Por Sérgio Teixeira Jr.
É possível entregar produtos e serviços de graça e ainda assim ganhar dinheiro? Pelo menos no mundo online, a resposta é sim, e a economia do grátis é uma tendência inevitável, de acordo com uma idéia levantada por Chris Anderson, editor da revista Wired. Anderson, que deve publicar um livro sobre o tema no segundo semestre de 2008, argumenta que muitos dos custos ligados à tecnologia da informação -- sejam eles de armazenamento, de processamento ou de telecomunicações -- estão caindo de forma vertiginosa e tendem a zero. "O custo de guardar ou transmitir 1 kilobyte de dados é tão baixo que nem é mais medido. Em pouco tempo, o mesmo vai ser verdade para 1 megabyte e, no momento seguinte, para 1 terabyte", escreveu ele num artigo recentemente publicado na revista inglesa The Economist. Esse movimento formidável de aumento de capacidade com redução de custos -- expresso de forma definitiva na Lei de Moore, que afirma que a cada 18 meses dobra o poder de computação dos microchips e os preços caem pela metade -- já tem impacto claro em algumas indústrias, como a da música. Outro caso clássico é o Google, empresa que deve passar dos 15 bilhões de dólares de faturamento neste ano oferecendo a imensa maioria de seus serviços de graça. Mas existem efeitos não tão óbvios assim. A indústria da televisão, por exemplo, tem de se transformar por causa da emergência de serviços como o YouTube, que se aproveita dos custos decrescentes de infra-estrutura tecnológica para oferecer uma coleção virtualmente infinita de vídeos, com a comodidade de se assistir somente o desejado, na hora mais conveniente. De uma maneira ou de outra, argumenta Anderson, todos os negócios tocados pela internet -- e eles são muitos -- vão ser influenciados pela economia do grátis.
Muitos dos inúmeros serviços gratuitos oferecidos na internet são pagos com o dinheiro dos anunciantes. Esse modelo de negócios, que tradicionalmente se aplicou à TV aberta e ao rádio, está se expandindo. No negócio da música, a equação é um pouco diferente: o dinheiro vem cada vez mais das performances ao vivo e menos da venda de discos. Mas a distribuição gratuita de faixas é essencial para angariar fãs e, conseqüentemente, fazer boas turnês. Em outubro, a banda de rock inglesa Radiohead ganhou as manchetes ao lançar um disco pela internet. Supostamente cansados da "exploração injusta" das gravadoras, eles decidiram cortar o intermediário e oferecer suas músicas num site. Os fãs poderiam pagar quanto quisessem pelo disco -- ou simplesmente baixá-lo de graça (pesquisas posteriores indicaram que somente 40% dos fãs fizeram uma contribuição, de 6 dólares em média). "Hoje, ganhamos dinheiro principalmente fazendo shows", disse Thom Yorke, o líder da banda, numa entrevista recente. O negócio das gravadoras, que sempre se baseou na venda de gravações e na distribuição de produtos físicos, pode estar diante da maior crise de sua história. Mas, para os músicos, a doação de suas criações e até mesmo a disseminação de suas músicas por meio da pirataria passaram a ser parte integral da viabilidade econômica.
A abundância da tecnologia digital também está por trás de um dos modelos de negócios mais inovadores dos últimos tempos, o das empresas aéreas de baixo custo. Graças a novos e modernos sistemas de informação, as mais agressivas empresas aéreas européias podem cobrar menos de 10 dólares por uma passagem dentro do continente. É evidente que uma viagem custa muito mais caro que isso, e os custos são cobertos com a venda de uma série de outros serviços, como refeições nos vôos, manuseio de bagagem e diversos itens relacionados a viagens, como aluguel de carros e diárias de hotéis. E, é claro, essas empresas também têm vantagens econômicas ao planejar suas rotas sempre envolvendo aeroportos secundários, que oferecem taxas de operação muito mais baixas que as dos grandes centros. Ao redefinir o negócio da aviação em torno do transporte aéreo "quase gratuito", em vez de simplesmente vender passagens, essas empresas mudaram para sempre o setor -- e ganharam muito dinheiro com isso. A maior delas, a irlandesa RyanAir, faturou 3,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2007, um crescimento de 32% em relação ao período anterior, e os lucros aumentaram 42%, atingindo 626 milhões de dólares. As operadoras de telefonia celular adotam um modelo de negócios semelhante ao oferecer aparelhos cada vez mais sofisticados de graça em troca de contratos de longa duração e da garantia de receitas com os serviços. É claro que não existe quase nada efetivamente de graça na vida, incluídos aí os proverbiais almoços grátis que ficaram célebres nas declarações do Nobel de Economia Milton Friedman. Mas a economia do grátis deve prosperar como nunca em 2008."
Fonte: Revista EXAME
Bom, a reportagem diz tudo! Minha vida de negócios diz que você deve ter algo grátis para oferecer para as pessoas, seja lá o que for...informação, um serviço, uma amostra do que você faz. Em 2008, eduque seus clientes, amigos, parceiros, fornecedores...de graça! Se você levar informação de boa qualidade, para 10 pessoas, gratuitamente...você receberá 1 cliente que vai te trazer mais retorno do que se tentasse conquistar essas 10 pessoas apenas na base do marketing de propaganda! Eu já dei várias idéias de como fazer algo de graça...escolha uma e faça de modo constante! Hoje é domingo, são mais de 8 da noite...não estava nem um pouco afima de ver o Faustão premiar os de sempre...resolvi premiar você com informação que vai fazer sua vida melhor em 2008!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Realize Já em 2008 - 6

Marketing - se

O Marketing mudou, e vai continuar mudando. No tempo em que é possível viver sem a TV normal, onde você assiste os vídeos que quiser no You Tube, faz a pesquisa que quiser no Google, se relaciona em comunidades como My Space, é sabido que fazer Marketing ficou mais fácil...mas acredito que complicou bastante a coisa na cabeça do Marketeiro. Se antes o cara apenas fazia uma campnha na TV e distribuia cartazes e outdoors...hoje a coisa ficou um pouco mais complicada. Mas minha dica de Marketing para 2008 é ter foco na mídia utilizada, e fazer com que elas conversem entre si.

Videos - Faça vídeos...pode ser um vídeo tosco, um desenho animado, uma tira que fala...sei lá...pode ser uma pegadinha, um vídeo engraçado...e no final...nos ultimos 3 segundos você coloca teu site, teu blog, teu e-mail, teu telefone...sei lá...inventa uma maneira do cara que gostou do video entrar em contato com você. Mas veja bem, o vídeo, mais especificamente a essencia desse vídeo tem que ter um LINK MENTAL com sua marca, tem que "ter haver"como diz molecada por ai!

Anúncios - Vou repetir, já postei sobre anúncios, mas se você fizer uma campanha de vídeos e também fizer anuncios de links patrocinados, ou campanhas de anúncios com vídeo, vai potencializar a coisa...o fato é que a Marca vem por último, sempre, prioridade para o conteúdo!

Comunidades - Faça bom uso das comunidades, é possível se relacionar com seu cliente por meio delas, usar o espaço para espalhar o vídeo!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Realize Já em 2008 - 5

Planejar-se

Qual a grande semelhança neste momento entre os maiores executivos do mundo e eu? O planejamento do ano seguinte! Toda grande empresa está debruçada sobre os numeros e metas para 2008 neste momento. Planejamento nos ajuda a manter dentro de uma coerência mínima todas a tarefas que queremos implementar no decorrer do ano. Por isso eu recomendo a a você fazer um planejamento mínimo para 2008! Minha sugestão é ter metas para as seguintes áreas:

Financeira - Coloque objetivos mensais no campo financeiro. Se você tem salário fixo, suas metas devem ser para as despesas então. Economize mais em 2008 e use o que está economizando para fazer investimentos!

Educação - Quantos livros você vai ler? Quantos cursos vai participar? Quais notas vai tirar na faculdade ou na pós? Este ano foi o que mais li em toda minha vida...consequentemente foi o ano que mais aprendi...em 2008 quero mais...mas com mais qualidade também!

Saúde - Vai correr ou caminhar? Vai malhar ou andar de bicicleta? Vai jogar futebol o nadar? Cuidar da saúde é fundamental, e praticar atividade física é a melhor maneira de evitar doenças! O mais importante aqui é fazer algo que você goste de verdade! Não adianta tornar isso um martírio.

Família - O tempo é muito curto, por isso não se arrependa por não dispor de tempo para sua esposa, esposo, filho e filha! Faça planos que envolvam eles...aliás, deixe-os livres para você ser envolvido por eles. Normalmente colocamos atividades que NÓS queremos fazer com eles, e não deixamos que eles nos levem às SUAS atividades!

Carreira - Cuide de sua ascenção. Todos nós temos uma carreira, seja com funcionário numa empresa, independente do tamanho, seja como empresário, esportista ou seja lá o que você faça da vida! Cuide da sua imagem, da sua marca pessoal, use a internet para potencializar isso! Melhore seus contatos, cuide deles também! Mostre para pessoas que possam cobrar de você, aonde deseja chegar! Isso vai permitir que revise sempre o caminho a percorrer!


Não faça nada muito complicado no seu plano, penso que uma folha de papel deve conter tudo o que deseja. Ao final de cada mês faça uma análise, gaste pelo menos 2 horas nisso, e veja como está o andamento, faça as correções necessárias! Esse ano consegui realizar cerca de 85% do que planejei...mas já foi bem pior, teve um tempo que conseguir realizar apenas 30% do planejado...então entendi que o problema não estava apenas no plano, mas principalmente na disciplina de cumprir o planejado! Faça o seu plano, no final do ano ao fazer seu balanço pessoal vai perceber como é bom ser fiel a você mesmo!

sábado, 22 de dezembro de 2007

Realize Já em 2008 - 4

Amigo-se
Já devo ter falado isso antes, mas esse negócio de amigo é muito sério. 2007 foi um ano em que fiz novos amigos. Daqueles que são amigos mesmo, que fizeram a escolha de ser do bem, que procuraram ajudar alguém de modo gratuito, que lançaram suas melhores escolhas e compartilharam com você. Então em 2008 procure mais amigos. Eu sei que os tempos são outros, e que ta dificil meeeeeeeeesmo ser amigo ou ter um amigo de verdade, mas o esforço vale muito a pena! Os grandes amigos que tenho são justamente aqueles que me disseram "não" quando eu estava errado e queria ouvir um "sim"! Doi muito admitir isso, mas no fim das contas é que percebemos que quem realmente nos quer bem está disposto a discordar da gente sem cerimonias. Meu Maior Amigo em 2007 conversou comigo todos os dias, esteve ao meu lado o tempo todo...e eu podia ouvir sua voz falando em minha mente quando eu estava me metendo em algo que não ia dar certo, e me fazendo sentir bem quando algo estava na direção certa! Eu agradeço a Deus por ter sido meu grande Amigo em 2007 e peço a Ele que esteja comigo novamente em 2008...tudo fica bem com Ele!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Realize já em 2008! - 3

Mobile-se
Onde estiver esteja conectado! Se você ainda está na era do Desktop...hora de ir para o Laptop e levar com você sua conexão com o mundo. Celulares, palms, notebooks...ou tudo isso numa ferramenta só. 2007 foi o ano da transição...2008 é obrigatório ser on-line!
A mobilidade muda totalmente o conceito de "lugar" na cabeça das pessoas. Será cada vez mais comum alguém viajar para longe, ir para um hotel na beira da praia, com intuito de sair do ambiente de estress para o ambiente de relax...e assim deixar a cabeça solta e poder trabalhar em paz naquele projeto fera da sua empresa! Eu passo a crer sinceramente que o seu LAR = Lugar Aonde se Realiza! Por isso a revolução de tocar os negócios no seu lar já começou. Assim que eu percebi essa possibilidade eu logo tracei os planos que me levaram até minha casa. Hoje meu escritório está a 10 segundos da minha cama! O fato é que eu tenho no mínimo 2 horas a mais de dedicação no meu trabalho todos os dias, tempo que economizo no trânsito, em relação 90% de todo mundo!
Mobilidade rima com liberdade...porém exige outra rima pra ficar perfeita: Maturidade. Eu creio que alguém que amadureceu é capaz de dar ordens a si mesmo e obedecer a disciplina da liberdade.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Realize Já em 2008! - 2

Google-se!!!

Parece até lugar comum, mas eu vou repetir isso. O Google é o seu melhor parceirose o que você quer é gerar tráfego pro seu site!(Você não tem um site?...o que está esperando?). O google te dá várias ferramentas de graça...juntas elas podem tornar sua vida muito masi veloz. E o google te cobra justamente pela ferramenta mais espetacular que surgiu após a própria internet: Links Patrocinados.

Com essa ferramenta você gera tráfego qualificado para seu site hoje ainda! É bem provável que seu primeiro cliente seja captado hoje ainda. O retorno é rápido...muito rápido, e vale cada centavo investido. Detalhe...você pode gastar R$1,00 por dia na sua campanha, e o sistema só publica anúncios até o seu limite diário...nem mais um centavo!

A rapidez é explicada por causa da segmentação. Ao escolher palavras-chaves que tenham haver com seu negócio o cliente vai visualizar o anúncio na busca!

Acha tudo isso complicado, não consegue, ou não tem paciência pra configurar palavras-chaves, anúncios, relátórios, otimização de campanha, e outras diversas funcionalidades do sistema...chame a Floow.net. Eles ajudam você!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Realize Já em 2008! - 1

Blog-se!
Crie o seu blog em 2008. Se você quer falar sobre qualquer assunto ou sobre diversos assuntos, tudo bem, fale num blog, envie seus melhores posts para o seus amigos, convide-os a interagir com você, mostre o que a web tem de melhor com links, vídeos, resumos e principalmente crie sua própria história. Algumas dicas:

- Se você é bom em matemática...fale sobre matemática. Se gosta muito de motores de carro...fale sobre isso! Fale sobre o que entende ou o que goste mais...assim seu blog pode se tornar uma fonte de consulta para outras pessoas que gostam do mesmo assunto.

- Mantenha o Blog vivo. É normal ficar alguns dias sem blogar, mas isso não é o ideal. Aqui no blog isso acontece as vezes, mas temos muito material que esta sendo liberado aos poucos. 1 post por dia são 365 por ano...é um bom movimento!

- Traga novidades e diga de quem é a novidade. O Legal do Blog é mostrar o que você vê de melhor pela web.

- Existem milhares de ferramentas que podem ser usadas em Blogs, mas não se esqueça...o texto ainda é o principal meio do blog!

- Comece simples e melhore com o passar do tempo. Muitas pessoas não blogam por que querem que o blog seja tão bonito quanto o daquele cara famosão. Nada disso, comece simples, se você se dedicar 1 hora por dia ao blog, em dois ou três meses seu blog terá tudo que qualquer blog profissional pode ter.

Realize Já!

amanhã posto o segundo da série que vai até 12...

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Siga o fluxo otimizado dos Links Patrocinados!


Para provar que o que a Self-Made-Century faz esta sempre em sintonia com o século XXI, criamos o braço, ou seria o olho, responsável pelo Gerenciamento e assessoramento de clientes de anúncios com Links Patrocinados em parceria com o Google AdWords. Nossa experiência com essa ferramenta vem se mostrando de ótima saída para nossos clientes, e os resultados tem sido extremamente eficazes. Toda a parte de gerenciamento on-line agora é de inteira responsabilidade da Floow.net! Assim, a Self-Made-Century inicia sua filosofia de ser um Guarda-chuva de marcas que sejam sinônimo de solução e benefício para o cliente. Assim poderemos atacar os problemas de marketing com as pessoas certas e os especialiastas de cada área. Atraindo profissionais, pessoas apaixonadas pela realização, sem se preocupar com títulos no currículo, mas determinadas a aprender com seu próprio esforço. Esse é o nosso conceito, o de ter foco...mas também ter diversidade pela criação de times que sejam especialistas em áreas que se comunicam nos diversos setores do Marketing.


REALIZE JÁ!


Peterson Mota

Self-Made-Man

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Tudo se copia!






esta capa





copiou essa






Por isso que eu digo, leia o original primeiro!(apesar dos temas serem distintos a cópia foi óbvia...e não foi a primeira vez...acontece sempre. E olha que somos considerados super criativos)

Quer ficar rico?